Na passagem para o século XXI, mudanças de grande intensidade nos ambientes competitivo, tecnológico, econômico e social, provocaram o surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações. Muitas dessas novidades eram idéias antigas, que vinham evoluindo há muito tempo. Outras eram autenticas inovações, trazidas especialmente pela tecnologia.
Devido às tais modificações sociais recentes, as organizações passaram a ser mais cobradas para as mudanças profundas nas relações sociais e políticas das empresas.
A chegada do século XXI trouxe novos conceitos e técnicas de administração. Identificar e observar historicamente a evolução da administração é inovar sem desvalorizar as antigas contribuições de teóricos renomados que visavam à produtividade com enfoque na especialização do trabalho e nas diversas maneiras de se administrar diferente pessoas, criando a departamentalização com o foco nos resultados sempre visando o sucesso, a eficiência e eficácia, além de também ceder lugar para outras abordagens e outros teóricos que tentaram desenvolver de forma grandiosa uma administração inovadora, mutável e diferenciada, na qual as empresas precisam adaptar-se para sobreviver e, talvez, crescer.
MAXIMIANO, Antônio Cesar. Teoria Geral da Administração – 3ª Edição – São Paulo – Editora Atlas S.A – 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário